quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Atividade 4

http://www.youtube.com/watch?v=362hBVUqxkI

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TEMPO CONCEDIDO: 2 minutos e 38 segundos

32 comentários:

Lolita...Alma cigana. disse...

foi esse comentario que eu fiz do vídeo no youtube, mas está com problemas para entrar la:

O vídeo sobre a Pedagogia do oprimido, mostra claramente os papéis dos opressores e oprimidos na sociedade, salienta que os oprimidos são capazes de mudar a posição de comandados, o que não é aceito pelos opressores,que pretende manipulá-los,de forma que se mantenham ignorantes,nao deixando-os refletir sobre direitos seus,sobre atitudes errôneas na sociedade e do cárcere que viveram ate hoje. Fica porém a esperança numa transformação completa.
Danielle Vendramini-FACIG-Pedagogia

Camila 4º Período disse...

Que tempo é esse prof. , mas vamos lá!
A liderança quando autoritária se torna uma opressão cultural, econômica etc, pois oprimi-se através de métodos e processos a seus objetivos particulares, modelando os oprimidos as suas opções, as suas escolhas, sendo estes apenas figurantes. Mas ainda tem-se a esperança e a confiança no povo, no amor ao próximo.

Enieth Carvalho disse...

Os opressores estãom buscando de todas as formas fazer com que os oprimidos acatem as suas vontades, suas escolhas e objetivos. Mas acredito que com amor pode-se mudar para uma sociedade mais igualitária.

Marilene disse...

Com amor e esperança por mais oprimidos que estejamos sempre teremos força para lutar por nossa liberdade. Confiando e acreditando em nosso potencial.

Rosanna Lauriano disse...

Rosanna Lauriano

Lúcia Lessa disse...

Querida Professora,depois de ver o vídeo,
sentí-me mais forte ainda para continuar lutando por um espaço que em breve terei para gritar aos quatro ventos que só a educação pode mudar o indivíduo e a sociedade, sempre seremos oprimidos pela elite se continuarmos sem letramento e vontade de fazer a diferença.Então maõs à obra,pois já começamos a luta por optar pelo curso de pedagogia, agora cabe-nos decidir o objetivo.um viva para a educação!!!!!!!!

Simone Chaves disse...

Os opressores tem o poder em suas mãos e com isso, querem controlar as vontades, gostos e escolhas dos oprimidos. Mas acredito que se todos os oprimidos se reunirem e lutarem para mudar a situação, talvez as mudanças aconteçam e assim, a sociedade possam mudar, e é claro, o mundo também.

Unknown disse...

Maria Luísa Rocha

paty disse...

Compreendi que os professores e alunos devem interagir, trocar idéias, caminharem juntos, por que geralmente isso não ocorre, pois na maioria das vezes o conhecimento é passado apenas do professor para o aluno, sem troca de experiências e críticas, sendo prejudicial para o aprendizado. Devemos mudar as regras, buscar não se limitar nem trabalhar mecanicamente, assim rege o construtivismo. Dessa forma, com a participação de todos os envolvidos neste processo, o aprendizado terá um maior aproveitamento, onde todos aprendem inclusive os professores.

Anônimo disse...

O vídeo passa como os opressores querem sempre estar no comando, mas não podemos deixar que isso continue.Na sala de aula aluno e professor devem trocar conhecimento, sempre um aprendendo com o outro, pois aquela fase de que só o professor é o detentor do saber já ficou para trás.

Unknown disse...

O vídeo sobre a Pedagogia do oprimido define bem quem manda e quem obdece. A função do opressor é determinar e do oprimido é de ser determinado tornando-se sem identidade. Essa relação é antidialógica e segregadora.

roberta costa disse...

ROBERTA COSTA

Elian disse...

O vídeo mosta o poder nas mãos dos opressores, mas os oprimidos devem unir forças para lutar incessantemente em busca dos seus direitos e ideais, só assim se libertarão deste cárcere privado.

Max pontua no livro pedagogia do oprimido que a práxis, porém, é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo. Sem ela é impossível a superação da contradição opressor-oprimido. Desta forma, esta superação exige a inserção crítica dos oprimidos na realidade opressora, com que, objetivando-a simultâneamente atuam sobre ela.

Iara disse...

Penso que nos dias de hoje a autoridade (opressor) fica para aquele que não quer mudar. Ou seja, quem pensa e haje de forma tradicional. Esse educador precisa suprir essa falha.
Precisamos mostrar a difença na educação nos libertando do passado e trabalhando com a idéia de que o sujeito aprende de uma maneira ativa e não apenas como receptor de informações.

Fomotinha disse...

Assim como Paulo Freire, entendo a pedagogia como um ato de amor entre os homens. Todos, em algum momento, já se descobriram oprimidos e opressores. Não gosto de ambos mas sei que só me tornando um ser humano mais crítico poderei identificá-los em mim e erradicá-los.

CFPalermo disse...

O opressor reprime, mostra que o oprimido nada é, discriminando-o, mas de uma maneira que ele não percebe. impondo-lhe limites de crescimento, discriminando-o. Não basta os oprimidos se expressarem, gritarem,se não mostrarem que estão fazendo algo para melhorar ou resolver esta situação. Para o opressor, quanto menos o oprimido se manifestar, ficará mias fácil calá-los, e retira-lhes o sonho de viver sem os olhares preconceituosos.

Cristina Duarte disse...

Cristina Duarte

paty disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Noemi Cardoso de Oliveira disse...

Os opressores tem o poder em suas mãos e querem controlar nossas vontades, escolhas e gostos. Os opressores querem sempre comandar os oprimidos.A educação aparece com o papel central para efetivar o seu pensamento, pois que através de uma educação libertária, o oprimido poderia tomar conciência de sua situação e buscar sua liberdade bem como a de seu opressor. Noemi Cardoso de oliveira

Camila 4º Período disse...

WANESSA LOPES- 4°P.

os opressores querem ser marjoritários, ser submísso a todos sendo que assim não é uma boa ídeia de resolver as coisas na sociedade e os oprimidos tem uma esperança que tudo vai mudar deixando de ser comandados por eles, com isso os oprimidos tem que ter coragem, vigor e força para alcançar todos os objetivos pretendidos para mudar as situações negativas.

prof:gleide disse...

Nas mãos dos oprimidos os opressores devem ter força para lutarem e exercer os seus direitos. Gleide

prof:gleide disse...

Os homens sobre o mundo para transformá-lo deve se transformar em super-herois e expor as superações, lutar contra as contradições de opresores e oprimidos. Claudionora

Carmem disse...

Sejamos professores conscientes através da ação e reflexão que geram a PALAVRA e em conseqüência a abordagem dialógica. Para que nós (educando e educadores) através do diálogo, o mundo possa ser reinventado e transformado.

Carmem disse...

A noção de diálogo, aprender com o outro, e a de interdisciplinaridade são essenciais a essa prática libertadora. Para isto, defendia o diálogo como elemento-chave em que o professor e o aluno sejam sujeitos atuantes, em conseqüência a conscientização.

Ana Paula Silva de Jesus disse...

Não é possível à liderança tomar os oprimidos como meros fazedores ou executores de suas determinações como meros ativistas a quem negue a reflexão sobre seu próprio fazer. Os oprimidos, tendo a ilusão de que atuam, na atuação da liderança, continuam manipulados exatamente por quem, por sua própria natureza, não pode fazê-lo.

Celi disse...

Sempre vai existir o opressor e o oprimido, vivemos numa sociedade dividida em classes, sendo que não podemos nos acomodar e aceitar todas as determinações, sendo seres manipulados. Liberta-se a si e aos opressores, superando sempre os nossos limites, conquistando com o trabalho,com dedicação, amor intenso, humildade e respeito,o nosso espaço, podemos transformar.

Raphaela Silva disse...

Este vídeo me fez ter mais certeza de que não podemos nos abater, e mostrar que somos capazes de mudar de posição,devemos deixar de ser oprimidos e mostrar aos opressores que temos condições de pensar por nós mesmos e que não precisamos da autoridade deles.

Juliana Nascimento dos Santos disse...

Através do vídeo, nós podemos observar conceitos fundamentais freirianos tais como: concepção bancária, dialética, dialógica, problematização, consciência de mundo (invasão cultural) e investigação.

aryanne oliveira disse...

O diálogo tem que ser o essencial para a prática libertadora , a liderançanão pode tomar o oprimido como executadores de que é imposto.Para isto que o diálogo deve ser um elemento principal para a contrução de uma sociedade de seres atuantes com conscientização.

Lilian Lira disse...

Esse video me fez refletir sobre o verdadeiro papel do professor, o oprimido não percebe a manipulação que há no sistema e acaba ajudando a perpetuar o sistema que já existe e vigora livre de qualquer objeção por manterem os oprimidos com o pensamento de também atuam,( o sistema)" ele finge que atua, eu fingo que acredito" diante dos oprimidos essa é a colocação do sistema vigente, o professor tem seu papel fundamental em alertar para as formas camufladas de manipulação que são utilizadas, a televisão é um dos meios mais utilizados para que essa manipulação seja feita, as eleições é um dos maiores casos de manipulação que existe, é muito fácil alterar os resultados para que o candidato que os apoiam seja eleito.
A opressão só poderá ser revertida se os oprimidos se unirem com uma mesma ideologia de mudança e o professor que é um formador de opinião e tem acesso a sociedade futura que são os alunos de hoje deve fazê-los refletir sobre a ideologia oculta em cada discurso feito por quem quer que seja.

Anônimo disse...

paulo freire,foi um grande sonhador,Socialismo este sim Demonstrou na prática,só existe o oprimido,porque existe o opressor;a mudança,a transformação está dentro de cada ser humano.
Seria importante se toda sociedade tivesse mesma preocupação em acabar com a alienação, e que o povo procurasse a liberdade de expressão e com a convicção de que as palavras deixadas no livro do oprimido pudesse se livre.

Anônimo disse...

Na hora de digitar coloquei o nome em letra minuscula, digo Paulo Freire...