Veja o video abaixo e faça uma reflexão (máximo de 10 linhas), baseando-se no capítulo nomeado PRIMEIRA PALAVRAS.
http://www.youtube.com/watch?v=2mTLO2F_ERY
O video está em inglês, mas o idioma não se torna um impedimento para o seu entendimento.
TEMPO CONCEDIDO: 2 horas
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
40 comentários:
Professora o vídeo é ótimo,respondí ao blog sem ler o texto sugerido mas prometo que vou ler e dar outra resposta.Aí vai meu entendimento sobre o vídeo,não precisa publicar minhas respostas só quero aprender e ser corrigida caso necessite,obrigado.Aí vai meu comentário.
A agressividade é inerente ao ser humano, é ela que nos faz conquistar espaços e a reagir a situações que nos prejudicam, somente quando ela é canalizada para o lado positivo, traz benefícios ao indivíduo.
Todos temos nossas negatividades, sentimentos ruins que escondemos de nós ou de outros.Esta vem de uma parte de nós que não cresceu, que ainda está imatura. A agressão não está apenas nos atos extremos, mas também nas pequenas atitudes.
O ser desse filme parece meio louco, mas o que eu percebi é que ele não queria uma comunicação normal com as pessoas e não estava nem aí para ninguém, as coisas só mudaram quando alguém parou para dar atençao a ele, aí as coisas começaram a caminhar. Talvez a agressividade dele seja justamente porque não conseguia se comunicar bem com o mundo normal.
Esse homem tentou de várias maneiras chamar a atenção das pessoas, mas ninguem prestava muita atenção nele. Ninguem ligava para o que ele fazia. Isso o deixava muito frustado.
Um dia ele encontra uma pessoa disposta a prestar atenção nele. Uma pessoa que parou o que estava fazendo para lhe dar atenção. Essa atitude com certeza o deixou muito feliz, fazendo-o sentir-se capaz de produzir.
É o que acontece com muitos alunos em sala de aula, fazem de tudo para chamar a atençao do prfº e dos colegas, passando por bagunceiros e desinteressados, quando não é nada disto. Basta o prfº achar uma forma de se "aproximar" desse aluno que verá a pedra preciosa que se esconde por trás da bagunça...
Acho que vcs ainda nao entenderam o video....hahahahahahahaha
[]s cenecistas
Miriam
O personagem do vídeo quis demonstrar que todos nós somos seres únicos e que existimos mesmos quando não somos percebidos, mas se alguém nos ver com os olhos da compreensão nossas dificuldades poderão transformar-se em potencialidades.Todos nós temos o direito de estarmos inserido dentro de um mundo diversificado e pluralista.
"We've seen some change but we're still outsiders. If everybody's here then hell knows we ride alone." F Ferdinand
Tudo que está presente no Universo só existe porque é observado. Tudo o que fazemos só ganha importância quando visto por outras pessoas. As palavras, os atos, os escritos são para os outros. A nossa sociedade vive um momento de total desatenção ao que acontece a sua volta. Está egoísta, consumista e alienada as necessidades, desejos e direitos dos outros. O homem quer ser notado em suas diferenças para passar a existir. Cada ser é único e como tal tem seu papel atuante no mundo e que poderá fazer com que ele desenvolva todas as suas potencialidades e fique feliz. Precisamos ser mais atentos, porque nem sempre as pessoas falam com palavras. A todo instante alguém ao nosso lado nos manda mensagens, as vezes pedidos de ajuda, que nós não identificamos porque estamos preocupados demais conosco. O corpo fala. A línguagem corporal pode ser percebida com o coração. Deus está nos detalhes.
Professora não sei de qual texto você está falando, procurei na xerox e não achei. Mas mesmo assim vou responder o que achei sobre o vídeo.
Eu entendi que ele queria se comunicar com as pessoas mas não sabia como fazer isso e por isso ele acabava pertubando as pessoas e com isso ele nao conseguia alcançar seu objetivo.Foi quando, uma pessoa prestou atenção nele e conversou com ele e assim ele conseguiu um aigo com quem poderia se comunicar. E é assim que alcontece com as crianças, às vezes querem apenas se comunicar com alguém e acabam sendo isoladas por não conseguir seu objetivo.
Professora, agora sei sobre qual texto está falando. Achei o texto muito complicado e náo consegui compreender para comparar com o vídeo.
O que pude observar no texto, depois de muito pensar o que aquele homem perturbado queria com aquelas pessoas...Pude observar que ele estava querendo atençao delas, e todas pareciam muito ocupadas para dar o que ele queria, por isso, a forma que ele encontrou foi aquela...
Nao entendi o que ele estava dizendo, pois nao entendo ingles, para falar a verdade, nem liguei o som...
Mas para mim, percebi uma certa distração e ocupaçao naquelas pessoas, por esse motivo a reação dele, e ao final, a reaçao dele mudou ao ver que aquele homem dispôs um tempo para ele que as outras pessoas nao dispuseram, e ali ele ficou, e deu suas primeiras palavras.
Bem, pelo que pesquisei , aquele homem é o vento...que bagunçou o cabelo da mulher.... que levou o guarda-chuva do senhor... mas o que o vento tem a ver com a história?
E inevitavel a presença do medo da liberdade dentro de nós, no entanto ficar passivo diante das adversidades que venham sobre nós ou uma situação; deve-se não ficar perplexo, e sim reagir com tranquilidade, não permitindo a opressão e sim virando o jogo.
Não devemos ter medo da liberdade, e sim fazer com que ela nos torne sujeitos críticos, conscientes e seguros, sem temer as consequências de nossos atos. assim o professor não deve temer se libertar de certas formalidades, e fazer com que seus alunos "viagem" no que estão aprendendo libertando-os para exercerem seu potencial.
As pessoas muita das vezes são passivas e aceitam tudo que acontece, sem questionarem, apenas consertando os erros. Mas elas deveriam ser mais críticas, e buscarem seus ideais, no que realmente acreditam e almejam.
Verificando o vídeo e transportando-o para a pedagogia, considero que as atitudes observadas no dia-a-dia dos alunos são de grande importância para a identificação de problemas. Uma pessoa que tenta chamar a atenção de forma agressiva, querendo ser vista, assim também é o aluno que demonstra que algo errado está ocorrendo, mas nem sempre é compreendido pelos professores,mas quando o mesmo percebe essa situação pode ajudá-lo e e tudo pode ser diferente. Muitas vezes o comportamento alterado pode ser revertido através da atençao direcionada ao aluno, diálogo e assim poderá transformá-lo.
Não é preciso usar só linguagem verbal para que haja comunicação. Transmitimos algo também através do corpo, gestos,sianis entre outros. A expressão corporal está presente no dia -a dia das pessoas, elas que observam. Ou seja,ainda náo perceberam.
O que eu entendi é que ele nao sabia interagir com as pessoas.
O personagem do vídeo queria simplesmente ser notado mas o ser humano está preocupado apenas com os seus interesses e suas necessidades não importando com o próximo. Devemos abrir nossos olhos para enxergar o óbvio. Levando para a sala de aula, o educador deve olhar para o seu aluno com olhos de águia porque quando um aluno está chamando a atenção de forma agressiva é porque algo está errado. É papel do professor orientá-lo, tornando-o bom cidadão.
No vídeo mostra uma pessoa sendo exclúida por seu comportamento. Por abordar na sua conciência ou inconciência, com atitudes grotescas. E quando ao encontrar uma pessoa que lhe dê atenção, talvez passe a se convencer que há diferença entre as pessoas no meio em que vive.
Chama a atenção um moinho que se encontra atrás da personagem que gira as suas elices. Pensando novamente no vídeo, pergunto se não é ele o próprio vento.
Lamentavelmente, na primeira leitura que fiz do filme, não conseguir perceber que Mr. W é o Sr. Vento. Este personagem absolutamente irreverente que se manifesta de forma suave ou agressiva, que pode derrubar casas e árvores ou simplesmente descabelar alguém ou levantar a saia de senhoras desprevenidas. Embora aparentemente fora de controle, a sua força pode virar algo muito importante para a humanidade. Realmente, depois de entendida, sua força há muito tempo é empregue para nos refrescar, mas mais do que isso, hoje é usada na produção de energia eólica. Assim, de forma menos agressiva, porque evita os danos causados à natureza pela construção de barragens, a energia elétrica, por exemplo, está sendo produzida por estes aparelhos movidos pela força do vento e dos quais podemos ver um exemplar por traz do Sr. Vento, enquanto ele dá seu testemunho, logo no início do filme.
Esta é a mensagem que Paulo Freire tenta nos passar em "Primeiras Palavras" do livro “Pedagogia do Oprimido”. Fala no “medo da liberdade” que alguns têm; o temor de outros ao indagarem se “Não poderá a consciência crítica conduzir à desordem?”. Por outro lado outros dizem: “Por que negar? Eu temia a liberdade. Já não a temo!”
O vento pode ser benéfico desde que bem aproveitado. Do mesmo modo, liberdade é um bem para a humanidade, desde que usada com responsabilidade em benefício dos interesses de cada um e respeitando a sociedade em que está inserido, quem a usa.
Pelo que pude perceber o homem do vídeo precisava que alguém lhe ouvisse, por isso fez tudo para chamar atenção de alguém. Até que che4gou a um homem que estava lendo seu jornal e ele insistiu muito para que aquele leitor lhe desse atenção até que o homem lhe deu seu cartão e ele pode então ir ao seu escritório.As vezes alguns alunos sem palavras mas com atos fazem tudo para chamar a atenção do professor. É preciso que nós professores estejamos atento para esses fatos. Noemi cardoso de Oliveira.
Uma pessoa invisivel é assim que esse homem se sentia até que uma outra pessoa observase, e desse atenção a sua maneira de se manifestar fazer ter valor. Existem alunos assim que faz de tudo para ser notado e se sente bem quando é observado e entendido. Gleide
Muitos alunos tentam chamar a atenção do professor porque as vezes tem problemas em casa ou com outros colegas e não conseguem se abrir de outra maneira se não sendo agresivos. Claudionora
Recorrendo, então, nas contribuições teóricas do mestre Paulo Freire que defendia o diálogo como elemento-chave em que o professor e o aluno sejam sujeitos atuantes, vimos no vídeo que: defendendo que estabelecido o diálogo entre o rapaz oprimido, que dentro de si vive o opressor, e o rapaz que tinha a PALAVRA surgida com a reflexão e a ação, liberta, através desta PALAVRA, o sujeito oprimido e este se torna consciente, crítico e atuante neste cenário onde atores ou autores interpretam a leitura deste mundo.
O que pude entender é que aquele homem tinha certas atitudes para chamar a atenção de algumas pessoas que estavam tão ocupadas com suas tarefas enão se comunicavam. Mas mudou quando uma pessoa resolveu parar o que estava fazendo e dar atenção aquele homem, parou para ouvir o que ele sentia, o que pensava e ajuda-lo no que precisasse.
As sociedades criam sistemas de signos ao longo da história que modificam e influenciam o desenvolvimento social e cultural, impedindo que o potencial individual de cada um seja exposto. A Escola permite a interação social e o conhecimento resulta da interação do sujeito com o ambiente. Cada um tem um potencial dentro de si, os melhores temperos de uma boa aprendizagem está na ação, na energia, na criatividade e na boa comunicação relacional,transformando e deixando florar, respeitando o potencial de cada um. É preciso reconhecer as contradições que mobilizam os homens, a história e a cultura dentro da realidade. Portanto é preciso pensar em formas de levá-los também ao controle da própria atividade, a ação de responsabilidade, apontando limites e desafios para todos.
Eu entendi que por não consegui interagir, o homem tentava chamar a atenção das pessoas para que elas o notassem.
Este rapaz merece uma citação: “Não é antidialógico ou dialógico no ‘ar’, mas no mundo. Não se é antidialógico se impõe ao opressor, na situação objetiva de opressão, para, pela conquista, oprimir mais, não só economicamente, mas culturalmente, roubando ao oprimido conquistado sua palavra também, sua expressividade, sua cultura”.
O diálogo é fundamental, pois diminui a distância entre os indivíduos, este rapaz só precisava ser ouvido, por isso aquela revolta do mundo. Tanto que o vídeo terminou com o rapaz dando seu depoimento muito mais seguro e tranqüilo, e parecia que estava trabalhando. Então, não é somente conteúdos que se forma um indivíduo em sua essência.
o meu entendimento foi, que o homem tentava chamar a atenção das pessoas,fazendo-aso notarem porque ele não conseguia interagir com elas.
Para mim esse video mostra o sistema de opressão vigente que manipula, perturba as pessoas e nada é feito, apenas com a percepção do que está acontecendo é que podemos agir contra.
outro modo de perceber o video é entender que um ser humano só existe na interação com outro ser humano, enquanto o homem foi ignorado ele não possuia existência, quando houve a interação com esse outro ser humana ele percebeu sua potencialidade de mudar a sua forma de viver.
O que pude perceber ele é o vento, mas nao entendi o sinificado do video. Colocarei a minha opiniao a respeito de como o ser humano reage. As pessoas andam muito egoistas e ocupadas, sem tempo para observar o que acontece ao seu redor, perde coisas muito importantes na vida que nao voltam mais. Quando alguem tem uma reacao negativa, como a agressividade, ela esta querendo dizer algo como ESTOU AQUI, ME NOTA, PRECISO DE ATENCAO e isso acontece em qualquer hora, lugar, basta ter a sensibildade para perceber quando alguem sinaliza de uma maneira diferente, pare e observe, dessa forma a pessoa muda ao perceber que deram atencao a ela.
Postar um comentário