quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Atividade 1

Prefiro as máquinas que servem para não funcionar:

quando cheias de areia de formiga e musgo - elas

podem um dia milagrar flores.

(Os objetos sem função têm muito apego pelo abandono.)

Também as latrinas desprezadas que servem para ter

grilos dentro - elas podem um dia milagrar violetas.

(Eu sou beato em violetas.)

Todas as coisas apropriadas ao abandono me religam

a Deus.

Senhor, eu tenho orgulho do imprestável!

(O abandono me protege.)

Manoel de Barros


A foto e o poema de Manoel de Barros não são apenas ilustrativos. Reflita sobre o seguinte aspecto: o papel do professor em uma sala de aula.

TEMPO CONCEDIDO: 1 hora

30 comentários:

Simone Chaves disse...

O professor tem sempre que deixar a aula "em movimento" pois assim o aluno sempre estará fazendo alguma atividade ou prestndo atenças. A aula tem se ser dinâmica e o professor tem que saber como variar essa dinamica e saber quando os alunos náo aquentam mais o assunto dado em aula. Esse é um ponto chave para ser lembrado.

Cristina Duarte disse...

Creio que o papel do professor deva ser justamente o contrário, nunca deixar de estar "em movimento", fazendo com que suas aulas sejam verdadeiras "ondas" de criatividade, saber e amizade; nem permitir que seus alunos sejam latrinas, servindo como simples depositários, mas que haja uma verdadeira troca nessa relação, onde ambos saem ganhando.

Fomotinha disse...

O professor deve ser antes de tudo um bom observador, conhecer seus alunos e estar disponível para satisfazer suas necessidades. Ele é o mediador entre a criança e o conhecimento e um facilitador do aprendizado. Sua interferência deve ser sempre sutil porque o personagem principal deve ser o aluno. Incentivando o desejo da descoberta formaremos pessoas confiantes e críticas que não aceitarão sem questionar as verdades dos outros como sendo absolutas. Se eu sentir que sirvo muito mais aos propósitos aos quais me propus sendo uma latrina de onde nascem violetas, por que não?

Maria Luísa disse...

O professor é, antes de mais, um membro de uma sociedade: a escola. O seu papel não é maior nem menor, nem mais e nem menos importante: É único. Isto torna a sua responsabilidade, dentro da sala de aula, ímpar. Suas atitudes, decisões, procedimentos, devem ser tomados visando o melhor resultado do projeto educativo que se propôs realizar, juntamente com seus alunos, a comunidade escolar e, também aquela a que pertence a sua escola. Todo este direcionamento deve estar embasado em orientações pedagógicas e científicas. A emoção, certamente, estará presente, já que se trata de uma relação direta entre pessoas.

Lúcia Lessa disse...

Paulo Freire diz que o professor não deve ser apenas objeto intermediário, entre o conhecimento e o objeto a serviço, mas sim, transformador, criador de possibilidades para a sua própria produção e auto-conhecimento. Devemos nós professores estar sempre vigilantes a aspectos comuns, dos quais podemos transformar em recursos para com a vida do aluno, pensar certo, respeitar assim o senso comum que este aluno possui e se ocupar disso, da vivência desse aluno para fazer trabalhos enfatizando o seu dia a dia, o seu cotidiano permanente, despertar nele com isso a crítica, a inquietude, dar liberdade para a curiosidade e instigá-la com freqüência,alunos e professores devem saber que seu maior tesouro é o diálogo, e desse não podem desfazerem-se. O professor deve saber que a prática de ensino é na verdade uma troca de experiências, que seu trabalho deve ser com o aluno e não com ele mesmo, fazer com que diminua a distância entre teoria e prática isso deve ser algo fundamental entre esses dois pólos como uma única significação, onde em suas aulas o aluno deve cansar, deve sair pronto para as decisões, ter opiniões críticas, escolhas para com as coisas que se seguem na vida, e mesmo o professor deve proporcionar isso a ele, devem juntos alunos e professores instigar a curiosidade que está dentro de cada ser, citaria aqui o que Skinner diz sobre o conhecimento como método de busca, que para essa busca produzir eficiência, o ser necessita obter estímulos e respostas, o que seria o ato do professor com o aluno, a instigação, a insaciável vontade de buscar conhecimento e acima de tudo e de todas as coisas, desenvolver a amorosidade entre os mesmos, amorosidade esta que Paulo Freire busca com freqüência sociável e que na verdade estaria aí a respostas para todos os nossos problemas no mundo.
Refletindo a foto e o poema, percebo que devemos fazer desabrochar as maravilhas que o aluno possa produzir se bem orientado por dedicado, amoroso, estimulador e conhecedor de vários saberes que é o seu professor, independente de qualquer etnia a que pertença.A hipocrisia que impera na nossa sociedade não impede que o professor faça milagrar violetas daqueles alunos desacreditados e acolher aqueles largados ao descrédito e ao abandono na certeza de que serão arremetidos a Deus com o conhecimento encontrado dentro de sua sala de aula, onde acredito ser a fonte dos milagres da educação.

Rosanna Lauriano disse...

O desejo por uma nova descoberta deve ser o verdadeiro sentido na vida de quem se propoe a ser mediador do conhecimento. 'Fossilizando' essa resposta (rsrs) vejo o professor como um 'expedicionário' ávido, louco por deixar sua marca em um território inexplorado, ou mal explorado em todo o seu potencial.

flashloko disse...

A criança tem de ser lapidada desde a pré-escola. É muito mais fácil conscientizar desde a infância, e ainda é possível que os alunos mudem o comportamento das famílias. O professor tem a possibilidade de transformar, transmitindo conhecimentos, utilizando a cultura científica e tecnológica, a leitura, a escrita, os cálculos, os valores e as leis. Sendo dinâmico, criativo e articulador de demandas e soluções para a aprendizagem da criança.O professor necessita usar princípios inspiradores que norteiem e que sejam explícitos para a turma,respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno, é muito importante incentivar o aluno o interesse pelo aprender, mantendo sempre uma relação aberta e respeitosa.

paty disse...

No meu entendimento, o professor tem um papel super importante na construção do conhecimento do aluno,com a função de ensinar, educar e também observar o comportamento de seus alunos, para resgatar aqueles que são vistos como "imprestáveis", ou perdidos para a educação. É papel do professor tirá-los da inércia dando-lhes motivação,autoconfiança e suporte necessário para o aprendizado. O professor tem inumeras funções e uma jornada árdua, mas com amor e carinho pela profissão sempre buscará obter o resultado esperado. O professor é um verdadeiro "guerreiro" que nunca desiste de seus ideais e, principalmente, do sucesso de seus alunos.

Anônimo disse...

O professor deve sempre antes de uma aula fazer um bom planejamento para que sua aula seje dinâmica, alegre, interessante, construtiva e bem aproveitosa por ambas as partes.

fatpm disse...

0 papel do professor é indispensável não só como transmissor de conhecimentos mas,principalmente, como formador de cidadaõs críticos e aprendizes do seu próprio eu .Assim, faz-se necessário que o professor seja o mais dedicado e verdadeiro possível, pois são das salas de aulas que milagrarão seres humanos com suas bagagens de vida.

CFPalermo disse...

O professor deve orientar os alunos sempre. Em orientação escrita ou verbal. A orientação deve ser o mais objetiva possível para que o aluno possa compreender e quando solicitado, na prática, possa demonstrar o aprendido.

Lolita...Alma cigana. disse...

O poema, belíssimo, faz com que reflitamos de diversas formas, mas houve uma forma a qual darei ênfase com essa reflexão feita por mim.
Onde,o autor, ao dizer "Prefiro as máquinas que servem para não funcionar: quando cheias de areia de formiga e musgo - elas podem um dia milagrar flores.",essa frase lembra, que em sala de aula , o professor, muitas vezes, abandona aquele aluno desatento, com mais dificuldade de aprendizado, rotulando-os como "inúteis", com cérebros feitos máquinas que nao servem para funcionar... porém, trabalhando da melhor forma esses alunos, eles poderão "milagrar violetas", e a satisfação de ver aquele aluno mais limitado, aprendendo, alcançando um objetivo é uma recompensa muito grande para o educador que realmente ama o que faz, que se dedica, ao contrário dos que estão em busca de seus salários no final do mês, para esses profissionais, essas crianças seriam um fardo, mas para quem faz da educação sua vida, trabalhar com essas crianças ditas "sem função" em sala de aula, é um presente de Deus, ver os milagres gerados por essas crianças.

Alessandro disse...

O caminhar de encontro ao desconhecido, buscar concepções para despertar no aluno o interesse e atenção. O professor segue em frente e não é nada fácil vencer essa tarefa, mas antes de tudo é preciso enxergar além do que se pode ver,compreender fazendo do seu objetivo o ponto de encontro ao outro, o professor sempre deverá ter esse poder de interpretação.

Marilene disse...

Educar é uma arte, como toda arte o professor, deverá buscar meios e conhecimentos, afim de lapidar pedras brutas transformando-as em lindas esculturas ou um pintor quer irá traçar com o pincel, belos traços em uma tela branca. Enfim o professor é aquele que conduz o aluno ao melhor caminho.

Camila 4º Período disse...

O professor deve passar seus conhecimentos, como algo que os akunos devem buscar aprimorar, para que assim seus saberes não se tornem inúteis. Mas um pequena semente de uma árvore futura.

Enieth Carvalho disse...

O professor deve passar seus conhecimentos de maneira que eles não sejam esquecidos, mas guardados e usados no futuro.

Anônimo disse...

É fundamental que o professor use recursos e para isso precisa planejar tendo sempre uma motivação para que em sua aula os alunos possam dialogar, questionar tendo seu ponto de vista a respeito de qualquer assunto. Sendo assim, o educador estará contribuindo para que o educando seja um cidadão questinador, observador... seja nas relações .sociais ou culturais.

roberta costa disse...

O papel do professor é fazer com que a aula seja expositiva,onde ele tenha a liberdade de argumentar com seus alunos assuntos do dia dia.

Elian disse...

O professor deve ser um investigador. Observar a realidade do seu aluno, planejar as atividades dentro dessa realidade para que eles venham ser os personagens principais deste palco. Suas aulas devem ser bem elaboradas para um bom ensino-aprendizagem, tornando-os cidadões do saber.

Juliana Nascimento dos Santos disse...

1. O que temos visto até hoje nas salas de aula de nosso país, uma concepção meramente bancária, pois os educandos são

seres que arquivam, registram informações e fazem trabalhos sem ter conhecimento dos objetivos.Assim como as máquinas

e o florescer, é o desabrochar da educação, que este educando adquira uma autonomia e reflexão durante o processo

ensino-aprendizagem. Então segundo este poema, a educação está equivocada.

Noemi Cardoso de Oliveira disse...

O professor deve estar de preferência circulando na sala de aula para que os alunos possam prestar atenão. As aulas devem ser bem dinâmicas para que os alunos possam ter mais interesse. O professor deve trazer sempre novidades para dinamizar as aulas. noemi Cardoso de Oliveira

Camila 4º Período disse...

professora, estou enviando os comentários através do e-mail da Camila Pontes, pois não estou conseguindo enviar pelo meu. ASS:Wanessa Lopes 4°p.

O professor tem que ser sempre dinâmico,criativo, ativo, insentivando cada vez mais os alunos trazendo novidades e dinâmicas nas aulas para que não torne uma aula monotona, assuntos diferentes e assuntos que geram na mídia para envolver os alunos na sociedade e ensinar ser bom cidadão.

prof:gleide disse...

O texto no meu entendimento refere-se a máquina como se fosse alguns alunos comparado a maquina que basta uma boa manutenção ou seja no caso o aluno precisa de atenção e extimulo para estudar. Gleide

prof:gleide disse...

Os alunos despresados "como lacrina" também podem ser recuperados e aprender com os seus erros ou seja rever o tempo que passaram inertes. E com a ajuda do professor trabalhar os seus valores. Claudionora

Carmem disse...

Infelizmente, esta ilustração nos remete para a prática “bancária”, onde o educador apresenta com muita admiração o seu objeto cognoscível, depositando as suas narrações.

Ana Paula Silva de Jesus disse...

O papel do professor é abrir espaço para compreender a dinâmica estabelecida em sala de aula, pelo aluno, como a construção de seu conhecimento e também de sua subjetividade. Se de um lado temos o aluno buscando novos saberes, do outro deveríamos ter o que investigar, observar, escutar, propor situações problemas, intervir e organizar o espaço para que a aprendizagem se concretize.
É por isso, que prender e ensinar só faz sentido para cada um dos envolvidos nesse processo se houver uma conexão entre as partes, como sentir o universo afetivo, imaginário e cognitivo do outro para poder compreender de dentro suas atitudes, comportamentos e sistema de idéias, de valores, de símbolos e de mitos.

Raphaela Silva disse...

O professor não deve preocupar-se somente comoo conhecimento através da absorção de informações, mas também e principalmente pelo processo de construção de autonomia e da própria cidadania do educando. É necessário a conscientização do professor de que seu papel é de facilitador da aprendizagem, aberto a novas experiências, procurando compreender, numa relação de empatia, também os sentimentos e os problemas de seus alunos e tentar levá-los ao desenvolvimento das habilidades, dentro de uma aprendizagem perpassada pela amorosidade

aryanne oliveira disse...

o papel do professor, é ser um mediador do conhecimento do aluno ,sendo ele ,o facilitador da construção do seu conhecimento.Levando em conta todo o prévio conhecimento que o aluno já leva para a sala de aula,assim o professor estará realizando um trabalho significativo para seus alunos.

Lilian Lira disse...

O papel do professor é fazer com que o aluno aprenda a ser crítico e reflexivo, é muito “cômudo” dar sua aula e perpetuar o que já existe e é estabelecido pela minoria autoritária, o esquecimento e o não envolvimento (o abandono) faz com que o aluno seja mais um na multidão, “quem não é visto não é lembrado”, o abandono protege, mas também deixa as pessoas alienadas aos acontecimentos atuais.

Anônimo disse...

O aprender resulta do diálogo entre o saber e o conhecer, que passa por uma relação de empatia entre quem aprende e quem ensina. Lembra-se ainda que a relação referida é dialética entre os processos de ensinar e aprender, pois é o contexto que favorece que a verdadeira aprendizagem ocorra, resultante desse sentimento de identificação entre os pares, que é o ponto de apoio para a escuta sensível.